terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais de trinta menores fogem do Centro Socioeducativo Aquiry

Um total de 34 reeducandos do Centro Sócioeducativo Aquiry, localizado no bairro Apolônio Sales, fugiu do local, na noite deste domingo, após uma rebelião, liderada por quatro internos já maiores de idade. Até a manhã desta segunda-feira, 14 menores já foram recapturados, conforme informou a Assessoria de Comunicação do Governo.

Segundo o boletim de ocorrência, a rebelião teria sido comandada pelos reeducandos John Kennedy Farias Basrbosa, 18, anos, Lucas de Freitas Murici, 18, Fabines Lopes de Araújo, 18, e Francisco Marinaldo Gomes de Freitas, 19. Eles teriam rendido um agente, quebrado as grades e tido acesso às salas de alojamento.

Os sócio-educadores que estavam no local teriam sido amarrados e mantidos em cárcere privado, e um agente, que não teve o nome identificado, foi mantido sem roupa, de joelhos e depois espancado durante a rebelião. Os menores infratores ainda rasgaram colchões e quebraram televisores e outros diversos equipamentos das instalações do Centro.

À reportagem da TV Gazeta, os sócio-educadores denunciaram a falta de infra-estrutura do local, que, segundo eles, abriga 60 menores e disponibiliza somente três sócio-educadores por plantão. "Segundo as regras do Sistema Nacional de Segurança, deveria haver cinco sócio-educadores para cada 20 menores. Ou seja, a nossa realidade está muito distante disso", revelou um deles.

O coronel da PM, Romário Célio, está no local, neste momento, para acompanhar as investigações. Uma coletiva para falar sobre o caso foi marcada para as 11h30 de hoje.




Fonte: agazeta.net