segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Instituto Socioeducativo do Acre empossa novos servidores

Mais 228 pessoas passam a fazer parte do quadro efetivo da instituição. 

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre empossou na manhã dessa segunda-feira, 8, no auditório da Fundação Hospital Estadual do Acre, mais 83 funcionários que irão fazer parte do quadro de servidores efetivos da instituição para os cargos de agente socioeducativo e técnico administrativo. Assim, o Instituto passa a ter em seu quadro 228 servidores selecionados através de concurso público, para atender com maior qualidade e dedicação os menores socioeducandos.

"São cargos bastante exigentes no dia a dia, que vocês estejam empenhados em realizar a mudança necessária na vida desses jovens", disse o presidente do Instituto Socioeducativo, Cassio Silveira Franco na cerimônia de posse dos novos servidores. Agora, os 83 empossados irão realizar um curso de capacitação de 220 horas.

O período de posse começou em dezembro de 2009 para a unidade de Cruzeiro do Sul, em maio desse ano aconteceram as posses dos concursados das unidades de Feijó e Sena Madureira, terminando agora com a posse para as quatro unidades em Rio Branco. Além de agentes socioeducativos e técnicos administrativos, ao longo desse tempo também foram empossados psicólogos e advogados.
"Para mim é motivo de bastante alegria e felicidade somar na vida de adolescentes que precisam ser ressocializados, e também é uma oportunidade que eu tenho de me planejar para o futuro, passando num concurso público, tendo minha estabilidade financeira", conta Marcos Carmos de Lima, que passou para o cargo de agente socioeducativo.

Nova infraestrutura e gestão
O Governo do Estado do Acre tem realizando grandes investimentos para a mudar completamente o sistema socioeducativo para menores infratores, tanto na área de infraestrutura como de gestão. O estado tem investido em uma grande reestruturação do sistema, com novas unidades, reforma e entrega de antigas e contratação de novos funcionários, um ponto estratégico que vai fazer com que essa nova visão seja realmente executada no estado.

"Além disso, o Acre tem um modelo de tratamento para o menor que cumpre pena socioeducativa que é referência nacional", afirma Cassio Ramos. As unidades no Acre trabalham com o Plano Personalizado de Atendimento (PPA), que visa criar novos planos de vida dentro e fora do Instituto Socieducativo para os menores.